Ponto Turísticos

Salto Grande, em virtude de sua localização, belezas naturais e por conter um clima com estações do ano bem definidas, possui um grande potencial turístico. O clima quente, seco e estável faz com que a cidade, às margens do Rio Paranapanema, com suas belas águas, seja muito procurada para quem quer estar em contato com a natureza, seja pela prática de esportes náuticos, ou simplesmente por seus outros pontos turísticos, como a "Prainha". São eles:

Prainha


Panorama da praia.
Localizada ás margens do rio Paranapanema, a praia de Salto Grande, carinhosamente chamada de "prainha" pelos habitantes da cidade, é uma praia artificial que possui quase 4 km de extensão, sendo um dos principais pontos turístico da cidade. É muito visitada pelos habitantes da região, por ser uma das únicas praias existentes da mesma, e também por sua beleza.

Final da praia onde, ao fundo, começa o parquinho.

Também utilizada para prática de esportes náuticos como utilizar moto aquática, caiaque, lancha e pedalinhos, a área possui local para churrasqueiras e uma vasta área para passeio e caminhadas, incluindo um calçadão e uma ciclovia, para se andar de bicicleta. Salto Grande ganhou o apelido de "Cidade Praia" por causa dos muitos visitantes da região que visitam a praia, principalmente durante suas diversas festas populares, como o Carnapraia, reveillon e o Araiá.

Jogo na praia e, ao fundo, um dos chuveiros presentes na mesma.

Hotel Pousada

Localizado às margens da Represa do Rio Paranapanema, a cerca de 50 metros da Usina Hidrelétrica. É um hotel completo e um grande atrativo para os visitantes, pois possui casas e apartamentos, restaurantes, salão de jogos, sauna, piscina, parque infantil, campos de futebol e tênis, heliporto, entre diversas outras atrações.

Interior do Hotel Pousada.

Marina Camping Club

Possui uma área de 4.200 metros quadrados, acomodação para barracas, salão social para eventos, quadras de basquete, futebol e volêi, além de pistas de skate e bicicross e piscinas e churrasqueiras, sendo assim um dos melhores e mais divertidos campings da região.
Símbolo do Camping.
Vista do camping.

Sitio Arqueológico

Em dezembro de 1990, uma equipe da Universidade de São Paulo, chefiada pelo arqueólogo José Luiz de Morais, iniciou as escavações no "Cemitério Indígena" da Vila dos Pescadores. Encontrou varias peças e urnas funerárias indígenas e verdadeiro tesouros arqueológicos com mais de mil anos de existência, onde eram sepultados (nas urnas) corpos de índios que viviam na região.
Com a ocupação antiga e intensa dos indígenas, a bacia do Paranapanema tornou-se rica em sítios arqueológicos. Essas pesquisa, feitas no sítio arqueológico da cidade, visam reconstruir as caracteristicas do povoamento ao longo de 8000 anos e assim estudar seu modo de vida e seus costumes locais.

Praça da Igreja Matriz

Com muitas árvores e bancos, possui vários locais para passeio, com uma área de cerca de 15 km²,    e uma grande fonte luminosa, além de luminosidade a noite e um memorial do centenário da cidade. Tudo isso proporciona um agradável ambiente de passeio para todos os que frequentarem-na. Contando com essa, Salto Grande possui mais 5 praças com alta taxa de arborização.

Fonte Luminosa.

Vista da torre da Igreja.

Outra parte da praça.

Usina Hidrelétrica Lucas Nogueira Garcez

Com a chegada da usina, que começou a ser construída em 1951 e foi concluída no ano de 1958, além de levar energia elétrica à população do campo e da cidade, hoje o turismo é um grande incentivo para o desenvolvimento econômico de Salto Grande, pois a Usina é um dos principais atrativos turísticos da cidade e fonte de recursos econômicos do município.
Casa de força da usina a noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário