quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Fotos da Usina Hidrelétrica

Segue aqui, imagens da Usina Hidrelétrica de Salto Grande. A usina, hoje também denominada Usina Governador Lucas Nogueira Garcez, foi construída pelo barramento do rio Paranapanema e de seus afluentes, rio Novo e o Ribeirão dos Bugres. A usina teve seu início em 1951 e finalização em 1958, quando o então presidente da republica, Juscelino Kubitschek, e o governador do estado, Jânio Quadros, compareceram à inauguração.

A usina foi um grande passo para o progresso do município de Salto Grande e toda a região, pois, além da oferta de energia acelerar o desenvolvimento industrial e a eletrificação de atividades rurais, foi a primeira usina hidrelétrica planejada e executada com recursos nacionais em São Paulo. Salto Grande representou um marco significativo na história do desenvolvimento paulista e brasileiro, produzindo know-how, além de energia elétrica.

Hoje, a Hidrelétrica operando a partir de um desnível de 15,3 metros, conseguem produzir até 74 MW, tendo 4 turbinas tipo Kaplan e o reservatório medindo 12  km². É administrada pela Duke Energy e é considerada uma usina hidrelétrica a fio d'água.
Hoje a Usina Hidrelétrica Lucas Nogueira Garcez é um dos principais atrativos turísticos da cidade e fonte de recursos econômicos do município.
Vista panorâmica da Usina.

Usina ao longe.

Detalhe da barragem da Usina.


Turbinas tipo Kaplan presentes na usina.

Detalhe das turbinas.

Casa de força da usina Salto Grande a noite.
Vista aérea da usina, com destaque para a barragem.
Barragem de perto.


Fotos da Igreja

Segue aqui imagens da Igreja Matriz N. Sra. do Patrocínio de Salto Grande. Em 5 de dezembro de 1910, começou a ser erguida a Igreja Matriz de Salto Grande, quando foi concedia a licença pelo Bispo de Botucatu, Dom Lúcio Antunes de Souza, para o padre Dionísio Perini, Vigário de São Pedro do Turvo, benzer a primeira pedra.
 
A paróquia de Salto Grande foi criada por provisão episcopal da Santa Sé Apostólica do bispado de Botucatu em 6 de setembro de 1912 e assinada pelo bispo Dom Lúcio. O primeiro vigário da paróquia foi o Padre José Maria Pereiara Marinho. Atualmente, a paróquia possui dois vigários: Padre Alex Sebastian Ozhukayil e Padre Agostinho, ambos de origem indiana.



Igreja atrás da fonte.


Vista lateral da Igreja.

Igreja vista de lado.

Interior da Igreja.

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Fotos Aéreas

Segue aqui fotos aéreas da cidade de Salto Grande, mostrando toda sua beleza e simplicidade. A cidade possui uma taxa de urbanização de 90,3% e contava, em 2010, com 7.933 habitantes urbanos.